segunda-feira, 27 de junho de 2011

Wenceslau Braz incentiva plantio de Abacaxi


Wenceslau Braz incentiva plantio de Abacaxi  
A prefeitura de Wenceslau Braz, através da secretaria municipal da Agricultura, incentiva agricultores no plantio do abacaxi smoot cayenne, mais conhecido como havaiano.
Roberto Luiz Rodacki, secretário municipal da Agricultura, disse que o projeto em parceria com a Emater, é considerado um processo de experimentação. “Em outubro do ano passado a prefeitura cedeu 15 mil mudas para os agricultores Nestor Brecailo, José Antônio R. Dabul, José Valdeli Ribeiro, Luiz Carlos Leite e Adriano Starepravo”, afirmou Rodacki, lembrando que eles têm o compromisso de devolver as 15 mil mudas para a secretaria, na época da colheita, prevista para o mês de dezembro.
 A espécie Smoot cayenne é mais plantada no mundo e corresponde a 70% da produção mundial. É uma planta robusta com folhas praticamente sem espinhos. O fruto apresenta coroa pequena, casca de cor amarelo-alaranjada, com mudas do tipo filhote e rebentões.
 O abacaxi é uma fruta tropical com expressiva demanda estadual, nacional e internacional. Embora o seu provável centro de origem seja a região sul do Brasil, norte da Argentina e Paraguay, ele é cultivado em praticamente todas as regiões.
O Paraná importa anualmente cerca de 61.133 toneladas da fruta. Há, portanto, necessidade de plantio de uma área de 1.550 hectares para que o estado atinja a auto-suficiência na produção dessa fruta. A produtividade e o resultado financeiro de uma lavoura estão relacionados a uma série de fatores, entre a variedade da fruta, o sistema de plantio ou espaçamento adotado e a intensidade no uso da mão-de-obra.
Rodacki fez cursos de capacitação na Emater em Santa Izabel do Ivaí (Pr), além de visitar vários plantadores da fruta em todo Estado, para dar suporte técnico e aplicar o projeto junto aos agricultores. O abacaxizeiro é uma planta que resiste bem a seca para sobrevivência, mas desenvolve melhores frutos em solo arenoso. Ele deve ser colhido quando a casca estiver amarela.
Num alqueire pode-se colher 80 mil frutas com peso equivalendo a quase dois quilos. No Brasil o abacaxi é mais consumido como fruta fresca, embora esta seja a segunda fruta mais industrializada no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário