quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Santana do Itararé - População já tem acesso à internet com tecnologia Wireless


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Santana digital, programa de Cidade Digital de Santana do Itararé (PR), já é uma realidade desde 2009, e neste ano, a Prefeitura da cidade irá aprimorar os serviços, implementando, por exemplo, o aumento da velocidade do sinal de internet para todos os habitantes. O município, que possui em torno de 5  mil habitantes e fica a 290 km de Curitiba, oferece internet gratuita para a população por meio de um parceria com empresa privada, com uma velocidade média de 1 Mb.
De acordo com Vanderlei Amaro, atual chefe de gabinete da Prefeitura, a meta para 2013 é melhorar a qualidade e a velocidade do sinal, e consequentemente, dar um melhor atendimento para os cidadãos e diminuir os custos, que atualmente beiram em torno de R$ 3.600,00 para os cofres públicos.
Amaro explica que a administração atual está focada para oferecer um serviço melhor para todos os santanenses e ao mesmo tempo baixar as despesas. Ele afirma que nos próximos dias a Prefeitura realizará diversas reuniões com outras empresas do ramo, buscando propostas que atendam as solicitações pedidas, como: reforma das antenas emissoras, aumento da velocidade para no mínimo 5 Mb, instalação de cabos de fibra ótica e ampliação da cobertura.
De acordo com o administrador, a resposta da população está sendo bem positiva em relação ao projeto de cidade digital, e que com ele, Santana do Itararé está entrando na modernidade. “Nosso programa de cidade digital é feito para a população, e acreditamos que com ele podemos conectar o povo e aumentar o conhecimento” afirma Amaro. Além do sinal gratuito, a Prefeitura também está na fase de estudo para a implantação de outros recursos de cidade digital, como o governo eletrônico. A gestão atual trará mais informações à medida que for evoluindo com qualidade do sinal de internet.
Atualmente cerca de 400 moradores utilizam o serviço de internet gratuita. Para ter acesso livre à internet, os santanenses precisam estar com o pagamento do IPTU em dia e adquirir equipamentos básicos receptores, como antenas e placas wireless.

Um comentário: