sábado, 16 de março de 2013

Jundiaí do Sul - Mantida cassação do prefeito Jair Sanches

  Mantida cassação do prefeito de Jundiaí do Sul
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, na noite desta quinta-feira, dia 14, por maioria, nos termos do voto do relator,  Luciano Carrasco Falavinha Souza, manteve a sentença do Juízo da 82ª Zona Eleitoral de Ribeirão do Pinhal, que julgou procedente ação de investigação judicial eleitoral e determinou a cassação do registro de candidatura ao cargo de prefeito e vice-prefeita de Jundiaí do Sul, Jair Sanches do Nascimento e Izabela Arana Rodrigues, bem como declarou como a inelegibilidade de Jair pelo prazo de oito anos, devendo as realização das novas eleições aguardar o trânsito em julgado.
 A decisão teve como fundamento o abuso de poder político com base nos artigos 19 e 22, da Lei Complementar 64/90 e artigo 73, VIII, da Lei 9.504/97, consubstanciada na realização de revisão geral da remuneração dos servidores públicos municipais no prazo do art. 7º da mesma lei, ou seja, cento e oitenta dias antes das eleições. (Recurso eleitoral 53686.2012.616.0082)
Assim, após trânsito em julgado(três dias) deverão ser convocadas novas eleições num período estimado em cerca de dois meses.Caso o advogado recorra ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, em torno de até 90 dias haverá nova decisão, sendo provável que a corte mantenha o que já foi definido nas duas primeiras instâncias.Só aí novo pleito seria convocado.
O desembargador Luciano Carrasco, relator do processo, não aceitou a inclusão nos autos 
de pretensas provas da defesa.O professor Jair Sanches Nascimento teve o mandato cassado pela Justiça de Ribeirão do Pinhal, conseguiu garantir sua diplomação e posse,porém outro magistrado suspendeu a liminar,assumiu o executivo no lugar Valter Abras, do qual era vice. Depois, em 2012, candidatou-se à reeleição, vencendo o pleito com 50,82% e acabou concedendo gratificações a servidores municipais, o que maculou sua vitória.
Até que se resolva o imbróglio jurídico,o presidente do legislativo, Márcio Silva (PMDB) prossegue interinamente como prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário